4 razões para reciclar o lixo eletrônico e onde reciclar em Curitiba

Você já parou para pensar para onde vai todo o lixo eletrônico que você produz? 

Um estudo do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) indica que 85% dos brasileiros guardam algum lixo eletrônico em casa. O seu antigo celular, secador de cabelo, televisão. Todos esses itens são exemplos do que são resíduos eletrônicos que devem ter a destinação correta.

Se você faz parte dessa estatística, continue lendo este artigo! Você pode estar desperdiçando muitos equipamentos que podem ser reciclados e colocar ainda mais a saúde do nosso planeta em risco.

Confira 4 razões para reciclar o seu lixo eletrônico agora mesmo

Geração de empregos

Em um momento onde nossa economia está tão fragilizada, a criação de empregos é essencial. A reciclagem do lixo eletrônico exige mão de obra especializada, desde a coleta, transporte e até os processos finais. Isso significa que, quanto mais lixo eletrônico estiver circulando por esses centros, mais pessoas vão estar trabalhando nos centros de reciclagem. Legal, não é?

Reduz a poluição na atmosfera

Como já falamos por aqui, o descarte incorreto do lixo eletrônico pode gerar problemas sérios para o meio ambiente e até mesmo para a gente. A reciclagem do lixo eletrônico de forma correta, reduz a extração de matéria-prima, o que significa uma diminuição na emissão de gases CO₂ 

Proteção dos seus dados

Hoje, apenas em nossos celulares, temos informações mais que valiosas: contas bancárias, CPF, RG, sem falar em nosso acervo de fotos e vídeos. Você já pensou se alguém tem acesso a tudo isso? É o que pode acontecer caso o descarte do lixo eletrônico não seja feito de forma correta, porque não é possível saber para onde vão estes resíduos.

Descartando o lixo eletrônico de forma correta, seus antigos equipamentos são processados por sistemas de logística que seguem as leis.

É lei

Sim, realizar o descarte incorreto do lixo eletrônico infringe as regras do nosso país. Segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305), de 2010, foi assinado em 2019 e prevê metas de reciclagem de resíduos para fabricantes, distribuidores e importadores de produtos eletroeletrônicos. Para se ter ideia, existe uma meta prevista até 2025, para disponibilizar mais 400 pontos de entrega voluntárias em nosso país.

Quem costuma fazer o descarte em Curitiba?

Além de centros como shopping centers, supermercados, lojas de materiais de construção e até mesmo farmácias, as associações do Ecocidadão possuem contratos com a Prefeitura de Curitiba. Eventualmente, também estão acontecendo drive-thru para o recolhimento destes materiais. Fique sempre atento ao nosso site para mais informações como essa.Agora não temos dúvida de que você começará a reciclar seu lixo eletrônico de forma correta. E se você precisa de ajuda, entre em contato com a gente, somos especialistas no assunto. Acesse nosso site clicando aqui!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.