Lixo eletrônico: Apenas 3% do produzido no Brasil tem descarte adequado

Estima-se que cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico são produzidas no Brasil a cada ano, segundo estimativa da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) do World Resources Institute (EUA), e apenas 3% desse material é coletado e destinado adequadamente.

Este é um dado alarmante pois alguns equipamentos ainda possuem líquidos que podem contaminar os lençóis freáticos. Isso significa que, danificar a água subterrânea, pode impactar diretamente na saúde pública, pois ela é consumida por pessoas.

Mas como realizar o descarte correto deste material?

O descarte do lixo eletrônico deve ser realizado em pontos de entrega. Normalmente, eles estão localizados em shoppings, supermercados e lojas de equipamentos eletrônicos. Você pode ler mais sobre esse assunto clicando aqui. (link do primeiro blog)

Vale lembrar que existe uma Política Nacional dos Resíduos Sólidos que institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e atribui aos fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes a obrigação de recolher o lixo eletrônico.

Algumas empresas, por exemplo a HP,  desenvolvem projetos onde 20% da matéria prima provêm da reutilização de toners e cartuchos usados. Uma iniciativa muito legal e necessária.

Você precisa de ajuda para descartar o lixo eletrônico? 

Nós somos a empresa certa! Atuamos em Curitiba e Região Metropolitana, oferecemos serviços de coleta gratuita para Empresas, Residências e Condomínios.

Recebemos diversos tipos de lixo eletrônico a fim de promover a preservação do Meio Ambiente e a sustentabilidade das empresas e sociedade em geral. Acesse nosso site e saiba mais! A natureza agradece.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.